terça-feira, 27 de novembro de 2007

Caracteristicas do grupo das aves

Têm pele delicada, seca e sem glândulas. Os anexos epidérmicos exclusivos são as penas, que contribuem para a manutenção da temperatura corpórea e são fundamentais para o vôo. Nos dias frios o eriçamento ou arrepio das penas retém uma camada de ar em torno da pele, que é aquecida pelo calor liberado pelo corpo; essa camada de ar tem, portanto, um efeito termoisolante, dificultando a perda de calor para o meio e protegendo o animal contra o frio.

São animais homeotermos ou de “sangue quente”, isto é, são capazes de manter a temperatura do corpo praticamente constante (ao redor de 40ºC), apesar das oscilações da temperatura ambiental. A capacidade de manter a temperatura constante contribui para a adaptação desses animais aos mais variados tipos de habitat, uma vez que garante um desempenho metabólico ideal e contínuo (as enzimas, moléculas reguladoras da vida, apresentam uma atividade máxima em torno de 40ºC)

Possuem sistema digestivo completo, com boca destituída de dentes; a eliminação de fazes constitui uma adaptação do animal para o vôo.

Apresenta respiração pulmonar; os pulmões emitem sacos aéreos que armazenam ar e se prolongam pelo interior dos ossos, que, por isso, são chamados de ossos pneumáticos. Os sacos aéreos e os ossos pneumáticos aumentam a capacidade respiratória do animal e facilitam o vôo, por diminuírem o peso específico do corpo.

O coração tem quatro câmaras: dois átrios ou aurículas e dois ventrículos, veja na figura abaixo:

Nenhum comentário: